Quem somos

Começou quando, no início de 2011, cinco estudantes de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo formaram aleatoriamente um grupo para o trabalho final da disciplina Ciências da Linguagem: uma grande reportagem em formato wiki. Escolhemos a então quentíssima Primavera Árabe como tema – os levantes tinham começado havia poucos meses, o ditador tunisiano Ben Ali e o egípcio Hosni Mubarak já estavam depostos e a Líbia fervia em uma quase guerra civil. Logo percebemos que aquela primavera era feita de muito mais flores e espinhos do que imaginávamos.

Levamos a palavra “grande” às últimas consequências e produzimos páginas e páginas de wiki, com fotos, infográficos e vídeos, destrinchando todos os aspectos do fenômeno que pudemos abraçar. Entrevistamos professores e jornalistas, inclusive pessoas que estiveram nos países em ebulição durante os dias de bombardeios e protestos. Acompanhamos o que saía sobre o tema nos noticiários nacional e internacional. Finalizamos nossa reportagem, enfim, no dia 30 de junho de 2011.

O interesse e certa paixão pelo mundo árabe, porém, permaneceram. O curso “Mundo Árabe: conjuntura atual e análise de cenários”, no Instituto de Cultura Árabe, nos aproximou ainda mais daquela parte do mundo. Com tanto material e vontade, resolvemos em dezembro daquele ano transformar o trabalho neste blog, para continuar a escrever sobre o assunto. Daí em diante, outros cursos, palestras, filmes e exposições sobre o universo sarraceno passaram a fazer parte da nossa agenda.

Aqui no Olhares al-Árabe, para além da Primavera – que aos poucos é trocada por outras estações -, falamos, por exemplo, sobre a Questão Palestina, as polêmicas iranianas e a cultura árabe e muçulmana. Conheça um pouco mais sobre quem está por trás desses olhares:

Ana Carolina MarquesAna Carolina Marques
Com um pé na comunicação e o outro também, ama simplesmente saber de coisas. Por enquanto, está na metade da graduação em Jornalismo na USP e se interessa principalmente por assuntos internacionais. Escolheu fazer parte da Jornalismo Júnior em 2010-11 e realizar um intercâmbio em 2012 à Hungria para estudar Relações Internacionais e depois Informação e Globalização, entre os quais aproveitou para mochilar offstream na Europa. Por isso ainda não entrou no mercado de trabalho – tempo e esforço que investe, por outro lado, em projetos como Olhares al-Árabe (fruto de uma intimidade repentina com o mundo árabe) e outros orgulhos (sobre os quais você pode ler em seu portfolio). Dispõe de uma vontade impressionante de fazer planos para o hoje e o amanhã e de conversar sobre isso e quaisquer outros assuntos com quem também curte puxar uma cadeira.
Contato: anacgmarques@gmail.com

Carolina Linhares Carolina Linhares
Aluna do terceiro ano de Jornalismo na USP. É interessada por política internacional e encantada com mundo árabe. A Primavera Árabe foi a grande porta de entrada; a reportagem wiki “Olhares sobre a Primavera Árabe” e o blog Olhares al-Árabe são motivo de muito orgulho. Estudou Journalism e Expository Writing no Summer School da Universidade de Harvard. Fez Iniciação Científica sobre a minissérie Capitu, faz parte do projeto #USPocupa e dá aulas de Língua Portuguesa voltada para a comunicação no Projeto Redigir. É estagiária no Educar para Crescer, do Grupo Abril. O próximo destino é a Espanha, onde fará um intercâmbio repleto de descobertas e muito aprendizado.
Contato: carolina.castro.linhares@gmail.com

Giovanna RossinGiovanna Rossin
Cursa o terceiro ano de Jornalismo na USP. O gosto por leitura e escrita se intensifica quando os assuntos são História, cinema e esportes. Durante a faculdade, a experiência wiki sob o título “Olhares sobre a Primavera Árabe” permitiu aproximação surpreedente com peculiaridades culturais árabes. A paixão por viagens nacionais e internacionais levou à coleção de miudezas exóticas e jornais de vários países visitados, de forma a construir uma pequena amostra dos costumes deste vasto mundo. Em 2011, morou e trabalhou por três meses na Carolina do Sul, sudeste dos Estados Unidos. Estudou Marketing and Communication na University of Artes London, em julho e agosto de 2012, período em que pode acompanhar de perto as Olimpíadas. É estagiária da Revista VIP, do Grupo Abril, onde escreve sobre comportamento, esportes e atualidades diversas. Contato: giovannarossin@gmail.com

Gustavo Pessutti Gustavo Pessutti
Aluno do terceiro ano de Jornalismo na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. É completamente fascinado por esportes, mas também conectado a tensões geopolíticas e relações internacionais. Flertou com a cobertura da sétima arte quando foi estagiário do site “Cineminha”. Participou de duas simulações estudantis de conferência da ONU – uma como representante do Iêmen e outra da Palestina. Entrou para valer no mundo sarraceno com a reportagem Wiki “Olhares sobre a Primavera Árabe”. Estudou na Oakland University, em Michigan, durante um semestre. Ainda nos Estados Unidos, foi fotógrafo do jornal “The Oakland Post”. Voltou ao Brasil acreditando que a escola da vida é muito mais importante que o mundo acadêmico. Em meio às obrigações e prazeres cotidianos, ainda arranja tempo para jogar futebol e futsal pelo time da faculdade, e mantém a utopia de voltar a lutar Taekwon-do. Trabalha como produtor na Rádio Jovem Pan AM.
Contato: gustavopessutti@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s